Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro - Psiquiatria Forense - as discussões da Semi imputabilidade (autora: Fátima Aparecida Kian)

    Publicado por Fatima Aparecida Kian
    há 7 anos

    Psiquiatria Forense: as discussões da semi-imputabilidade

    Autor: Fátima Kian

    Segmento: Jurídico

    100 Páginas

    Formato:14x21 cm

    Edição:2015

    R$ 29,00

    Medicina Legal - É a parte normativa e não preventiva ou curativa da medicina, que consiste basicamente no conhecimento médico e biológico do homem em tudo que possa interessar à Justiça. Trata-se de uma ciência, que tem, exatamente porque é uma ciência, linguagem própria, tecnicamente correta em relação às ciências e, ao mesmo tempo acessível àqueles que das informações tem de servir-se para melhor elaborar as normas e bem aplicá-las, visando a realização da justiça.

    Psiquiatria Forense é um ramo da Medicina Legal que se propõe esclarecer os casos em que alguma pessoa, pelo estado especial de sua saúde mental, necessita consideração particular perante a Lei.

    Na idade média o culpado era o “demônio”, quando uma pessoa parecia sofrer alguma doença mental, acreditava que entrava no corpo do alienado e o fazia gritar, cometer desatino, como não há parâmetro do que é ser normal ou anormal, e a Psiquiatria Forense discute-se o caráter do normal, anormal e a impostura do anormal e tem uma ligação e entrosamento intenso em relação ao direito.

    Temos como objetivo discutir a semi-imputabilidade, sua dificuldade de aferição mediante análise dos exames periciais no réu tido como semi-imputável, a discussão do desrespeito do Estado frente aos direitos e garantias fundamentais não alcançados pela pena, vista a convivência de imputáveis e semi-imputáveis no mesmo local.

    Discutindo e analisando também apresentamos, de forma clara e objetiva, comparar a dificuldade no Brasil com um breve parecer do direito comparado mundial sobre a semi-imputabilidade e seu ponto de vista pela psiquiatria forense.

    Analisando Jurisprudência, Fontes Históricas da Psiquiatria Forense, monografias, filmes e todo material disponível, traçando um perfil comparativo dos problemas da semi-imputabilidade e principalmente da medida de segurança.


    http://www.nelpa.com.br/livro/index/375/psiquiatria-forense-as-discussoes-da-semi-imputabilidade

    • Sobre o autorDIREITO pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) E LETRAS Licenc
    • Publicações7
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-psiquiatria-forense-as-discussoes-da-semi-imputabilidade-autora-fatima-aparecida-kian/406751479

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)